Quarta-feira, 10 de Setembro de 2008

Outtakes do Lua Nova

Vem amável noite, de fronte carregada,

Entrega-me Romeu; e, quando ele morrer,

Toma-o e corta-o em pequeninas estrelas;

Voltará a sua face tão brilhante para o céu,

Que o mundo inteiro se apaixonará pela noite...

 

 -Romeu e Julieta Acto III, cena II

 

 

Essa citação era o epigrafo original de Lua Nova. Porque é que mudou? Enquanto passava mais tempo com o livro, decidi que queria que o epigrafo fosse mais representativo de perigo e de um potencial coração partido. Apesar desta citação ter também um bom presságio, eu tinha que escolher - o romance ou o aviso? Eu fiquei com o aviso.

 

É assim que os outtakes são feitos - escolhas entre uma linha de história e outra, explorando a direcção que não acaba exactamente onde queres que acabe, adicionando algo novo que torna outros pedaços obsoletos.

 

É claro, estes são pedaços brutos e é muito embaraçoso deixar as pessoas vê-los. Eu a suportar a vergonha por três razões. Primeiramente, a humildade é uma virtude. Segundo, as pessoas adoraram tanto os outtakes de Crepúsculo, e eu tenho medo de que elas me magoem se eu não lhes der mais. E finalmente (esta é a verdadeira) muitos de vocês são escritores também. Eu acho que os outtakes são o mais interessante da perspectiva de um escritor. Eu espero que isso possa ajudar alguns de vocês que estão apenas começar a entender o sentido do processo de edição, e a serem auto-editores mais cruéis. (Só porque adoram uma coisa, isso não significa que ela deva ficar).

 

Dito isso, eu não tenho tanto material para partilhar como tinha em Crepúsculo. Quando escrevi Crepúsculo, pensava que já tinha acabado. Eu não estava planear uma sequela. Então eu escrevi todos os tipos de parvoíces, para que pudesse viver no mundo de Bella e Edward por mais alguns capítulos. Com Lua Nova, eu sabia que a história tinha um longo caminho a seguir, e escrevi tudo com um propósito.

 

Então isto é o que eu tenho para partilhar: uma pequena mudança que mostra o quanto apagar um elemento pode mudar totalmente o clima de uma cena, toda a linha de uma história que foi desde o capítulo seis até o capítulo vinte antes que eu a cortasse, e uma forma alternativa de desenvolver o enredo.

 

Mais:

 

 

Drogas

Bolsa escolar

Se jacob não quebrasse as regras

publicado por Patrícia_TP às 22:42
link | comentar | favorito

Pesquisa

 

Menu